top of page

A imagem cirúrgica de fluorescência promete ser um avanço e porque é tão necessária.

Os princípios de tratamento dos tecidos doentes e anormais, preservando as estruturas adjacentes, permanecerão para sempre como um princípio central da prática cirúrgica. As técnicas cirúrgicas minimamente invasivas alteraram a mecânica de muitos procedimentos e a prática cirúrgica tem que evoluir junto com essas tecnologias emergentes. Trabalhar por meio de interfaces minimamente invasivas sacrificou o feedback tátil de trabalhar diretamente com o tecido e forçou os cirurgiões a confiarem ainda mais na visualização do tecido.

colon.jpg

Cirurgia guiada por fluorescência explicada

A cirurgia guiada por fluorescência é uma técnica de imagem médica que permite aos cirurgiões operar com mais informações e, portanto, com mais precisão. Uma das características únicas desta tecnologia é que ela permite imagens avançadas em tempo real, durante sua operação. As tecnologias de imagem mais antigas, como os raios X, são como um mapa em papel que você pode ter usado para planejar uma viagem. A imagem de fluorescência é como um GPS, oferecendo informações e orientações precisas e detalhadas em tempo real. O benefício para o cirurgião é óbvio e significativo.


A cirurgia guiada por fluorescência é simples e segura. Um corante aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA é injetado no paciente e o corante circula pela corrente sanguínea. Este corante foi aprovado pela FDA em 1959, mas não foi até os recentes avanços na tecnologia de câmeras que se tornou prático utilizá-lo durante a cirurgia. Essas câmeras são capazes de ver o corante no espectro infravermelho da luz que é invisível a olho nu. Muito simplesmente, a imagem que o cirurgião vê mostra o corante brilhando em verde brilhante onde quer que haja fluxo sanguíneo saudável. É importante ressaltar que as áreas de fluxo sanguíneo deficiente não se iluminam.

Iluminação-10.jpg

Kit Endoscópico Endolumi IOD

Os cirurgiões confiam em sua experiência, treinamento, tato e visão para tomar decisões críticas durante uma operação. Há uma nova tecnologia disponível para os cirurgiões hoje que lhes permite ver coisas que eles simplesmente não podiam no passado. A cirurgia guiada por fluorescência permite que os cirurgiões tomem decisões mais informadas para aumentar a segurança, operar com mais precisão e melhorar os resultados. Os cirurgiões chamaram esse avanço de “ O GPS da Cirurgia ”. A avaliação da circulação sanguínea em diferentes especialidades médicas tem um papel importante. Com o Kit Endoscopico Endolumi IOD é possível exibir em tempo real áreas isquêmicas, perfusão e estruturas vasculares. Desta forma, o cirurgião pode atuar ativamente de forma intraoperatória. Ele foi desenvolvido para ser um sistema de diagnóstico em tempo real para cirurgia guiada por fluoresceína e é indicado para:  Visualização dos vasos dentro e fora de tecido tumoral para uma melhor determinação da borda do tumor em otorrinolaringologia; Utilização multidisciplinar em cirurgias laparoscópicas, cirurgias endoscópicas e em cirurgia aberta; Visualização intraoperatória de metástases e carcinomas;

bottom of page